quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Resenha: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

Para quem sente saudades da série Percy Jackson e amou o estilo de narrativa de Rick Riordan pode se deliciar com essa nova série, pois As Crônicas de Kane são um prato cheio de mitologia Egipcia com um toque de sarcasmo e muita aventura.

A Pirâmide Vermelha é o primeiro volume da série As Crônicas de Kane escrita por Rick Riordan e publicada no Brasil pela Editora Intrínseca. Contém 445 páginas.

A história é contada pelos irmãos Kane, Carter e Sadie, em forma de relatos registrados digitalmente durante uma viagem (é como gravar em um radio portátil) e por isso no meio da narração pode se notar enquanto um narra os comentários do outro para importunar. Por exemplo: "[ Essa é a Sadie ao fundo, gritando que eu sou um nerd completo. Obrigado, irmã.]" e isso faz com que a leitura seja bem mais descontraida.

Desde que sua mãe faleceu, Carter Kane passou a vida viajando com seu pai pelo mundo e acompanhando a rotina dos trabalhos arqueológicos feitos por ele. Com isso ele aprendeu muito sobre a mitologia Egipcia e suas construções, o que no final se provou muito útil. Já Sadie Kane ficou com seus avós em Londres, mantendo uma vida de adolescente 'normal'.

Um queria estar no lugar do outro, imaginando como seria a vida se fosse ao contrário, ou então como seria caso sua mãe não tivesse falecido. Quando Carter e seu pai buscavam Sadie uma vez ao ano para passar o dia juntos, era como se fossem estranhos. Mas o desaparecimento de Julius e a ascensão de cinco deuses - sendo que um deles é a personificação do caos - irá aproximar os dois.

No decorrer dessa aventura muitas descobertas irão mecher com a mente dos dois e também os fará pensar no que realmente importa na vida deles.

Assim como em Percy Jackson, Riordan conseguiu incluir à leitura momentos de pura ação com comentários sarcásticos dos personagens, que correm contra o tempo para salvar o mundo da destruição eminente.

Entre todos os personagens encontrados no livro (incluindo os deuses) o que mais me encantou foi Bastet, a divindade dos felinos. Confesso que já a admirava há muito tempo e era a única que conhecia. Mas Anúbis também merece destaque... literalmente um d.e.u.s egipcio!! *-*

Alguns links:
Adicione no skoob

Compre: Editora Intrinseca / Submarino / Saraiva

Beijos da Livromaníaca!

8 comentários:

  1. Esse negocio de narraçao dinamica entre varios personagems é bem legal! E falando de livro com deuses o meu preferido é Deuses Americanos do Neil Gaiman. Vai como dica que esse ai e uma leitura que você nao vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem tenho vontade de ler esse livro, sei lá, muito juvenil...mas quem sabe um dia? ;)


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou louco para ler este livro!!!

    http://www.blogmundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler, Riordan fez um trabalho incrível com os deuses gregos, e não tenho duvida de que ele não fez feio com os deuses egipcios!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida para ler esse livro, Ty *-* Eu adorei a saga do Percy Jackson e essa daí parece ser tão boa quanto ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu não vejo a hora de ler ese livro, eu adoro o estilo de Rick Riordan, eu só não comprei esse livro ainda, porque tenho 3 livros na frente dele pra comprar, então vou ter que segurar um pouco a ansiedade, mas com certeza eu vou ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda to com ele aqui na lista pra ler, espero que nao demore muito, por que a serie do Percy Jackson é otimaaaaaaaaaa, ia fazer promo dele, mais Jogos Vorazes agora ta ganhando de tudo :(

    # Camila
    Blog Cookies

    ResponderExcluir
  8. Amo Rick Riordan desde que li o Ladrão de Raios. Se essa nova saga for metade do que foi Os Olimpianos já vale a presença na minha estante.

    ResponderExcluir