quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Resenha: Cira e o Velho - Walter Tierno

Cira e o Velho foi escrito por Walter Tierno e publicado pela Giz Editorial. Contém 232 páginas e ilustrações lindas da história, feitas pelo próprio autor. Recebi o livro do autor e me encantei com a qualidade do livro... é simplesmente lindo.

A história começa a ser narrada por um homem que desde criança é apaixonado pela lenda de Cira, filha do Cobra Norato e da bruxa Guaracy. Com o tempo este jovem não se contenta em olhar sua figurinha ilustrada, então ele parte atrás de pessoas que dizem conhecer bem a história de Cira e também de tê-la conhecido pessoalmente, entre eles Dona Nhá, o próprio Norato, um padre que sofreu um ferimento da heroína...

Mas a narrativa não se concentra nas conversas que o jovem tem com os entrevistados, mas reconta os relatos de forma que os minimos detalhes das batalhas, das dificuldades e de todas as emoções que os personagens viveram sejam vividos pelos leitores.

Domingos (o velho) é um homem ganancioso, inteligente e impaciente. Um dia ele é contratado por um Caraíba para um serviço que lhe garantiria muitos ganhos. Ele teria que matar os dois filhos de Norato, o primeiro filho foi morto com sucesso para o velho, mesmo tendo sido um serviço bem dificil, com perda de alguns homens; já a segunda filha foi mais dificil, a bruxa Guaracy dificultou muito o trabalho mas no final as duas jaziam no chão, encaminhando-se para a morte. Em seu último suspiro, a bruxa executou uma magia proíbida que deu à Cira o direito de vingança... e ela aceitará esse fardo com muito prazer.

Tierno nos leva à lendas indígenas e à uma mitologia maravilhosa. Os personagens são complexos e únicos, simplesmente amei a descrição ( e da ilustração) da "morte". Nunca vi nada parecido.

Livro super recomendado, e o que é ainda melhor é que é nacional. *-*

Link:
http://www.skoob.com.br/livro/116115-cira-e-o-velho

Autor:
http://www.waltertierno.wordpress.com.br/
http://www.skoob.com.br/autor/2133

Beijos da Livromaníaca!

8 comentários:

  1. Ok, a capa desse livro me deu muito medo. KKKKKK Bem estranha ela. Mas né, não devemos julgar o livro pela capa. Então eu li sua resenha e vi que o livro pode ser bem legal, gostei bastante da história.

    Já estou seguindo o seu blog! Beijinhos.

    Luiza, Express Coffee

    ResponderExcluir
  2. Olá, é sempre muito bom essa valorização da cultura brasileira, ainda mais porque os nossos autores estão sabendo tratar disso muito bem
    A capa realmente não é muito atraente pra mim, mas sempre vale dar uma chance.

    Xero.

    ResponderExcluir
  3. Quero ler mas naum tenho o livro...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essa capa!!! E AMEI o livro =) Ele é bom demais \o/

    ResponderExcluir
  5. Pois eh Ty... Você não é a primeira pessoa a dizer que o livro é muito bom, mas infelizmente ele não me chama a atenção, além da capa ser feia, o conteudo não desperta vontade de compralo...

    ResponderExcluir
  6. Eu acho a capa estranha, mas a estoria me chamou a atenção, elke esta na fila, beijos.

    ResponderExcluir
  7. quero tanto ler esse livro, nao encontro nas livrarias, e tbm nao consigo o email do autor kkkk, por enquanto vou ficar na vontade das resenhas :D

    # Camila
    Blog Cookies

    ResponderExcluir