domingo, 17 de julho de 2011

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Páginas: 400
Tradutor: Alexandre D'Elia

Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Skoob / Submarino / Saraiva / Roccco

Faz muito tempo que eu queria ler esse livro, acho que desde o seu lançamento, e quando recebi ele pela Editora Rocco para resenha, não resisti e o passei na frente dos outros livros. O livro é maravilhoso, tem uma edição ótima e o emblema dos jogos, assim como o título, é em alto relevo.

MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA.
NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE.
QUE OS JOGOS VORAZES COMECEM!

Em Jogos Vorazes somos apresentados à Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que leva uma vida difícil no Distrito 12. Depois da morte de seu pai a mãe ficou em estado quase morto e por isso ela tem que se responsabilizar pela comida e sobrevivência da família. Ela tem uma irmã mais nova, Prim, com quem se preocupa muito e que ama mais que tudo.

Nos primeiros capítulos Katniss nos apresenta seu mundo. Panem é o que sobrou da América do Norte depois de uma temível guerra, é dividida em 13 Distritos. Mas depois que uma rebelião aconteceu e o Distrito 13 foi totalmente destruído, a Capital fundou os Jogos Vorazes para lembrar à todos que eles comandam suas vidas. Nos Jogos Vorazes, são sorteados dois adolescentes de cada distrito (uma menina e um menino) para se enfrentarem na arena até a morte e sobrar apenas um sobrevivente. A Capital transmiti tudo pela tv e todos os cidadãos têm obrigação de assistir. E quando os Jogos começam a ficar calmos demais eles ainda soltam monstros ou produzem alguma catástrofe para "animar" os telespectadores.

Katniss teme por seu amigo Gale, com quem tem uma forte conexão, e por ela mesma. O sorteio acontece em praça pública e todos temem por quem amam. O sorteio acontece, e não é Katniss mas sua irmã de apenas 12 anos. Ela então toma seu lugar e se junta a Peeta para enfrentar o horror que a espera.

O leitor sente todos os minimos detalhes da tensão da personagem, conhecemos de perto alguns personagens inesquecíveis. Collins consegue nos transportar ao lado de Katniss e sentir todos os seus sentimentos, desde à raiva da Capital ao medo por saber que a qualquer momento ela pode morrer.

Todo o alvoroço sobre o livro tem fundamento, a autora conseguiu superar minhas espectativas! Livro super recomendado à todos!! E faço das palavras de Stephenie Meyer as minhas:

" A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazes é surpreendente!"

Beijos e comentem!!

14 comentários:

  1. Quero muito, MUITO ler este livro! Ótima resenha!

    Jackson - Mundo dos Livros
    http://www.blogmundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amei. A melhor leitura desse ano. Postei a resenha desse livro esses dias atrás lá no meu blog. Depois vai dar uma olhadinha lá *-*

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esse livro, mas nao sou mt fa da historia.
    Espero que o filme seja legal, que vai ser lançado em 2012. Tambem nao acho a capa muito bonita, mas so vejo comentarios bons sobre essa serie. Quem sabe um dia eu nao mudo de ideia e leio...
    Rsenha ta mt boa!
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Jogos Vorazes é aquele livro que ou você ama ou odeia. Se você o odeia você nunca mais quer saber dele, mas se você o ama, você nunca mais vai se esquecer. Adorei a resenha.

    Beijos, Julia
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  5. No começo eu não tinha vontade de ler esse livro, mas agora eu tenho, e muita. haha' Ótima resenha! ^^

    ResponderExcluir
  6. Tyele,
    A história de Jogos Vorazes está sendo aclamada, a temática é muito boa, vou acabar me rendendo e comprando os livros também.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  7. to louco pra ler... mas tem tanto livro na frente...

    ResponderExcluir
  8. AMO esse livro, dos dois que ja li esse ainda é o eu mais gosti, acho que foi o impacto, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo viiiive falando muito bem dos livros The Hunger Games, estou doido pra ler *O* a história parece muito original. aaah D: I want.

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, tô ansiosa para ler o livro!!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, além da sua resenha que é incrível, li diversas outras que só falam bem dele...
    Quero muito ganhar ele na promoção do blog.

    ResponderExcluir
  12. Quero MUITO ler esse livro, sua resenha está ótima e só fez aumentar a minha curiosidade *-*

    ResponderExcluir
  13. Aaaai, acabei de ler este livro, consegui lê-lo em 2 dias no computador com olhos ardendo, minha mãe gritando pra eu comer, e intercalando a leitura com meu namorado, mas CONSEGUI! Adorei sua resenha, livro e blog recomendadíssimos! :D

    ResponderExcluir
  14. Que Legal!!! To com esse livro na pilha (e que pilha) de livros para ler... Acho que vou passar na frente!

    ResponderExcluir