quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resenha: Apátrida - Ana Paula Bergamasco (book tour)

Edição: 1
Editora: Todas as falas
ISBN: 9788599721148
Ano: 2010
Páginas: 338

Sinopse: Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.

Skoob / Site OficialSaraiva

Como posso começar essa resenha?! Eu estou meio perdida ainda mas já posso adiantar uma coisa: para quem for ler tem que ser muito forte e prepare-se para chorar litros e se emocionar a cada página virada!

Irena nasceu na Polônia e viveu no mundo pós 1º Guerra Mundial, com todos os conflitos que estavam começando a surgir e com a temida 2º Guerra Mundial se aflorando. Sentimos na pele o sofrimento e desespero de vidas que foram sendo retiradas com o holocausto.

O livro é um relato (ok eu sei que é ficção, mas todos os acontecimentos citados no livro também ocorreram na realidade não é mesmo?!...) de todo o sofrimento que a humanidade sentiu durante esse período terrível que nos envergonha e desperta o mais profundo pesar por aqueles que vivenciaram o mesmo.

Irena é uma personagem forte mesmo passando por situações onde eu com certeza teria ficado louca, ela conseguia seguir em frente! É realmente uma estória para se emocionar e tirar valiosas lições!

A narrativa do livro é muito boa, mas como eu já disse, é uma leitura bem "pesada" por causa do tema e de tudo o que acontece com a personagem.

Livro Recomendado
**** 4 stars

Esse livro eu recebi para resenha do book tour da Nanie do blog Nanie's World . Obrigada flor, eu simplesmente amei poder participar e conhecer essa maravilhosa obra!

Beijos

7 comentários:

  1. Quero ler esse livro. Ja tinha visto uns comentarios sobre ele e ja imagina que a historia toda seria pesada ja que se tratando de Guerra, nem existe uma que seja leve e tranquila.
    Achei a capa bem diferente, nao me cama muito a antençao, mas é bem bonita. Gosto da historia tbm, é sempre bom saber um pouco mais sobre tudo que aconteceu e que muitas vezes nao e citado nos livros, apesar de ser ficçao, como vc disse, infelizmente isso aconteceu de verdade.
    Sua resenha tbm ficou bem legal.
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Ah, que delícia de resenha, Ty!!!
    Eu amo esse livro - ele é lindo demais, emocionante demais! Fico feliz que você tenha gostado da história! Realmente parece um relato verídico >.< É uma história bem triste, eu também chorei muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido falar deste livro, adoro história que envolvem a 2ª Guerra Mundial e o Holocausto. Gostei muito da sua resenha. Parece ser muito bom o livro e ainda é #brasuka! Gosto muito quando a literatura nacional se destaca.

    ResponderExcluir
  4. Tyelle o livro é bom né?!

    Eu adorei!! \o///

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Xiiii, então não fui só eu que chorei horrores com esta história? Eu destlei quando li. Também recebi ele de um Book Tour. Amei muito.

    ResponderExcluir
  6. Eu não Choro em livros... Todo mundo fala muito bem desse e todo mundo que leu disse que chorou... Fiquei curioso!

    ResponderExcluir
  7. Eu choro muito nesses livros, dai fico com medo de ler, porque sofo junto..
    beijos.

    ResponderExcluir