terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Resenha: Vida roubada - Jaycee Dugard

" A aventura da vida é importante. É importante viver cada dia ao máximo, não importa o que a vida lhe traga."


Recebi o livro como cortesia para resenha e sabia do que o livro trataria. Uma garota que foi sequestrada e sofreu abusos por 18 anos. Mas não sabia que o relato seria tão intenso e me emocionaria tanto. Publicado pela editora Best Seller, contém 303 páginas e foi escrito pela própria Jaycee Dugard. 


"Não me considero uma vitima. Eu sobrevivi."


Jaycee era uma adolescente comum, com preocupações que todas as garotas de sua idade tinham. Mas bastou um momento para que sua vida mudasse drasticamente. Ela foi sequestrada por Phillip Garrido e sua mulher Nancy.

Condenada a viver na solidão de um quarto nos fundos do quintal do casal, Jaycee sofria com fome, tristeza e abusos cada vez mais intensos de Phillip.

Sua vida começou a depender deles de uma maneira que nós leitores não conseguimos imaginar. Sua única companhia dependia dele, assim como ir ao banheiro, comer e tantas outras necessidades que todo ser humano necessita.

Compreender os pensamentos de Jaycee não é fácil, pois sua mente estava tão perturbada que ela conseguia se sentir culpada por demonstrar que estava incomodada com a vinda de Phillip atrás de sexo.

Com duas filhas e com lembranças de muitos animais de estimação, Jaycee simplesmente lutava para sobreviver e se manteve firme em busca de alguma mudança que faria com que tudo voltasse ao normal.

Imaginar todas as coisas terríveis que aconteceram à ela e que podem estar acontecendo com outra pessoa é uma coisa muito difícil, pelo simples fato de que não sentimos isso ao menos que este fato aconteça com alguém próximo.

Com uma narrativa em forma de diário a autora intercala suas reflexões sobre aqueles terríveis momentos de sua vida. Assim como fotos de quando era criança ou da casa onde foi presa.

O video abaixo demonstra bem o que o livro nos passa, mas somente lendo-o a pessoa pode realmente sentir, através de suas palavras, os sentimentos que ela teve em cada momento desses longos 18 anos, onde ela era proibida de repetir o próprio nome.



E há o simbolo da "Pinha" usado em seu pescoço e também presente na capa do livro, representando seus últimos momentos de liberdade e também o simbolo de um novo começo para sua vida. As imagens abaixo são da The JAYC Foundation, onde familias que sofreram sequestros ou que tem algum trauma do tipo:

O lema deles é: "Just Ask Yourself to... Care!" (Apenas peça a si mesmo para... importar-se!)

Skoob / Buscapé / Editora Best Seller / The JAYC Foundation

Recomendo o livro para todos, a leitura vale realmente a pena para nos lembrar que o mundo é muito cruel, mas devemos apenas estar felizes por termos do que agradecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário