quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resenha: Sociedade das Sombras - vários autores (Editora Estronho)

Recebi um exemplar da editora como cortesia para análise e me surpreendi com a qualidade empregada no livro por ela. Desde a capa até a diagramação, realmente estão de parabéns.

O livro Sociedade das Sombras - contos sobrenaturais nos mostra um mundo onde a escuridão predomina, desde a divisão dos contos com páginas pretas até a capa nos remete ao que o mundo nos oferece de mais horripilante e obscuro.


"A partir de hoje, você está sob o olhar atento da Sociedade das Sombras e ao ingressar pelo mundo oculto na escuridão, terá privilégios que só o saber pode dar a alguém, como deveres que tal conhecimento te trará. Cuidado a quem revele o segredo dos seres nas sombras, pois não vai gostar de receber uma visita de um dos nossos membros." - Sociedade das Sombras.


Esta coletânea conta com um prefácio de Giulia Moon (autora de ) e foi organizado por Anny Lucard. Com 176 páginas e 14 contos de autores brasileiros e portugueses. 


"A Sociedade das Sombras é uma antiga sociedade secreta, que protege um segredo milenar, mas que ninguém sabe ao certo se existe. Vampiros, lobisomens, bruxos e outros seres conhecidos pelos humanos como sobrenaturais, sempre povoaram as mentes de geração após geração, dando origem a lendas e histórias das mais diversas. Porém já parou para imaginar que se tais seres fossem reais, como os humanos não saberiam de sua existência? Simples, porque a Sociedade das Sombras mantém o segredo, até dos próprios seres que são relatados nas lendas. Desde que eles se comportem e se mantenham ocultos nas sombras. Porque a maioria dos seres, humanos ou não, nunca ouviram falar da Sociedade das Sombras, ou se ouviram, acham que é tão fantástica quanto outras famosas sociedades secretas por ai. Já aqueles que tiveram o privilégio de saber a verdade, nem sempre ficaram muito felizes com tal descoberta. Sociedade das Sombras – Contos Sobrenaturais é uma antologia que reúne autores que participaram do programa da rádio Digital Rio e/ou se tornaram parceiros do blog Contos Sobrenaturais. Composta por contos dos mais variados, a antologia manterá a ideia do programa, que busca as mais variadas histórias sobre seres lendários ou não, onde o fã de literatura fantástica e sobrenatural pode encontrar histórias e estilos dos mais diversos. Mantendo o foco nos mundos ocultos nas sombras, essa antologia trará em especial, histórias fantásticas onde o segredo da existência de seres sobrenaturais é guardado a sete chaves."

Os contos deveriam ser aterrorizantes, como esperado depois da capa e da sinopse, mas acaba sendo uma leitura bem mais leve agradando tanto aos amantes do terror quanto aqueles que não são tão fãs assim de sentirem um arrepio de medo do escuro.

Os contos incluem lobisomens, bruxas, vampiros, fantasmas e muitos outros seres sobrenaturais bem conhecidos. Quanto aos autores, alguns eu já conhecia e fiquei ansiosa pelo conto, outros eu nunca havia ouvido falar e pude conferir um pouco sobre seus estilos de escrita.

Abaixo todos os contos e autores do livro:

  • O Cemitério de Reggor - Paulo Soriano
  • O Misterioso Caso de Ashfield - Adrianna Rodrigues
  • Tratado Imortal - Adriano Siqueira
  • Barbara Está Morta - Celly Borges
  • A Sala das Ampulhetas - Alícia Azevedo
  • A Escolha - Nazarethe Fonseca
  • O Inferno Pode Esperar - Carla Ribeiro
  • O Regresso - Fábio Ventura
  • Monstro - Kampos
  • Férias Encantadas - Louise Duarte
  • A Vida Oculta - Kane Ryu
  • Urbanos - Gabriel Arruda Burani
  • Espectros - Bruno Pereira
  • Entre A Caça E Os Caçadores - Vivianne Fair
Os meus favoritos são: O misterioso caso de Ashfield, Barbara está morta e A escolha

Ainda não havia lido nada da autora Adrianna Rodrigues e ela realmente conseguiu me surpreender nesse livro, utilizando em seu conto magia e citações muito bem escolhidas de alguns personagens bem conhecidos na literatura e também muito queridos por mim.

Em Barbara está morta, fui apresentada à narrativa de Celly Borges que também é revisora do livro, blogueira e autora de muitos outros contos em outras antologias. Foi um dos contos que não entra no gênero terror, mas consegue nos deixar impressionados e colados as páginas.

E em A Escolha, Nazarethe Fonseca nos deleita com seu talento em criar ótimos enredos e nos deixar com vontade de manter contato com os personagens apresentados. Autora dos livros Alma e Sangue e Kara e Kman.

Outra autora que me impressionou foi a Vivianne Fair, autora do conto A Caça e os Caçadores. Finalmente pude conhecer um pouco o Zack e a Jessi. (personagens dos livros A caçadora)

Vale a pena conhecer um pouco de novos autores e também de conferir alguns contos encantadores e bem formulados.



Beijos

3 comentários:

  1. Ei Ty!
    Nossa, que medo dessa capa. Não consigo olhar pra ela por muito tempo. rs
    Que pena que os contos não são tão terror, terror! Mas pela capa eu imaginei que seria mais tipo... tortura, jogos mortais, essas coisas =p

    Parece interessante, só que os contos devem ser bem curtinhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiee Ty como vai? Olha a capa do livro já é bem impactante. Confesso que não tenho muito o costume de ler contos... Sempre demoro décadas pra terminar e quando termino e gosto muito fico só no vazio... Mas esses de suspense são bem interessantes viu!
    Sucesso flor.
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  3. Oi Ty!Que bom que gostou do meu conto a "Escolha", gosto muito de escrever conto, e em tão boa companhia é melhor ainda, parabêns a todos os autores que participaram.
    beijos mordidos!

    ResponderExcluir