sábado, 3 de setembro de 2011

Resenha: O Chamado Selvagem - Jack London


Havia lido apenas um livro do autor quando fiquei sabendo que a Editora Dracaena estava para publicar uma outra edição do livro O Chamado Selvagem, considerado a obra-prima de London. E como havia gostado muito de Caninos Brancos, precisava ler este outro livro, principalmente porque esta nova edição está linda.

O livro é bem fininho, tem apenas 116 páginas o que faz a leitura ser rápida. A tradução ficou muito boa, assim como todo o trabalho feito pela editora.

Jack London escreveu mais de 50 livros em sua curta vida (12 de janeiro de 1876 à 22 de novembro de 1916) e se tornou um autor conhecido até os dias de hoje por seu talento em narrar fatos baseados em suas próprias experiências. 

Pelos dois livros que já li do autor, posso dizer que sou uma fã fervorosa e não vou hesitar em tentar comprar todas as suas obras. Como todos sabem, lobos são a minha paixão e pelo jeito London se inspirava muito nesses incríveis animais.

"Afloram velhos desejos nômades, 
Que se tornam mais intensos na corrente do hábito;
De novo, do seu sono hibernal, 
Desperta a estirpe felina."
página 11

Em O Chamado Selvagem acompanhamos Buck, um cão São Bernardo mestiço - o pai era São Bernardo puro e a mãe, uma Pastor Alemão - que foi raptado de seu lar confortável e civilizado para ser levado à Yukon onde estava acontecendo a corrida do ouro (séc. 19). 

Já no caminho nos chocamos com os acontecimentos narrados e vividos por Buck, mal ele chega e já se vê aprendendo a "Lei do Porrete e das Presas" que se consistia em se manter digno mas sem importunar os mais fortes. Incrível como Buck consegue se aperfeiçoar aos poucos com a nova vida.

Quando colocado na floresta para puxar os trenós, Buck se vê novamente em aprendizado. Adaptando-se antes que morra em brigas ou de fome. Seus instintos falam mais alto desde o inicio. 

Depois de fazer várias viagens, ele conhece várias pessoas e cães. Nunca se apegando a nenhuma uma outra forma de vida além da sua. Mas quando ele é salvo por um humano chamado John Thornton, Buck se lembra e recupera um pouco do cão que existiu na cidade. Os dois se tornam amigos e ele estava disposto a dar a sua vida para salva-lo também. 

Em viagem novamente com John, ele começa a vasculhar e conhecer mais sobre a floresta e seus animais. Seus instintos estão cada vez mais aguçados e seu espirito selvagem já está sendo mais forte que o civilizado. Passa dias longe do "dono", mas sua lealdade persiste. Mesmo quando ele encontra um lobo cinzento e os dois correm juntos. 

No meio da floresta, à noite, ele consegue ouvir um chamado. Sua curiosidade sobre está é muito forte e uma hora ou outra ele teria que respondê-la. 

O livro me deixou em frenesi, fiquei maluca com tudo. Amei não só a história como todo o livro. Vou guardar este comigo para sempre e claro, irei atrás das outras obras do autor. 

Livro super recomendado à todos!! Cinco estrelas sem hesitar.

Agora confiram alguns links para saberem mais sobre o livro e a editora. 

Beijos

3 comentários:

  1. parece ser bastante interessante, gostei da capa do nome do livro, e do número de páginas (já que estou repleta de liros enormes pra ler, e não posso acrescentar muita coisa à minha lista), gostei muita da sua resenha também, deve ser interessante ler um livro onde o personagem principal é um São Bernado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tyele! :D
    Gostei da sua resenha! Eu já ouvi falar desse livro, mas é a primeira resenha que leio. É bem fininho mesmo. Fiquei com vontade de ler. *-*

    ResponderExcluir
  3. Hummm, você deu 5 estrelas?
    Legal, achei a capa sensacional e agora lendo a sua opinião fiquei com vontadev de conhecer a história...até compraria ele se eu não tivesse uns 200 aqui esperando para serem lidos, rsrs.

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir