segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver

É difícil resenhar um livro quando este supera todas as suas expectativas e você daria tudo para que ele nunca terminasse. Queria muito que a história de Sam não tivesse um fim.

"Franco, emocional e, em alguns momentos, belo... Os leitores vão amar Samantha cada vez mais à medida que ela caminha para um final corajoso e de partir o coração." - Publishers Weekly


Sinopse: Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.
Skoob / Buscapé / Intrínseca


Só pela sinopse (e pelo prólogo) é possível saber que o livro não terá um final muito feliz. O triste é que a cada página virada, principalmente quando se está chegando ao fim, o leitor ainda se agarra à pequena esperança de que tudo acabará bem, tudo se acerta no final. "Sempre haverá um amanhã"


Samantha pertence ao grupo das quatro garotas mais populares do colégio, mas nem sempre foi assim. Antes de seu status ser o de mais cobiçada pelos garotos e mais adorada pelas garotas, Sam era uma ninguém. Uma garota que era tachada de estranha e que sofria brincadeiras de mal gosto das que hoje chama de BFF. Ela sabe que as coisas são assim, um ganha o outro perde. E está feliz por estar do lado certo do tabuleiro.


Mas um dia todo o seu mundo desaba, ela sofre um acidente e é forçada a reviver o dia 12 de fevereiro sete vezes. Mas em cada um desses dias Sam passa por reflexões sobre sua vida e sobre tudo. As lições que ela aprende são algo que ela levaria para o resto da vida, se ela não fosse morrer no fim do dia. 


A autora consegue jogar essas questões para o leitor e nos faz passar pelo mesmo aprendizado/reflexão que a personagem. Isso faz com que a leitura seja muito mais intensa.

“Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu mereça morrer assim?
O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
É realmente pior do que você faz?
Pense a respeito.”

Lauren consegue nos passar uma grande lição de vida, não temos controle algum sobre o dia que morreremos e amanhã pode ser tarde demais. Que deveríamos parar um pouco de seguir a rotina e realmente dar valor àquilo que importa.

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha."

O livro é narrado em primeira pessoa e é impossível não se afeiçoar à todos os personagens criados por Lauren. Impossível também não ter o coração acelerado nas últimas páginas.


 "O que estou querendo dizer é: talvez você possa se dar o luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. 
  Mas para alguns de nós só existe o hoje. E a verdade é que nunca se sabe."




Livro super recomendado, indicado e aprovado! 
Beijos

6 comentários:

  1. Estava esperando pela sua resenha, tá aí um livro que eu PRECISO ler, gosto desta coisa de "amanhã pode ser tarde demais". Este livro é demais, eu não li ainda, mas tenho a certeza absoluta de que será tudo o que eu espero. Que bom que você também gostei do livro...

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ty!

    Adorei esse livro, me impressionou bastante, muito boa resenha :)

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro! Até fiz uma resenha no meu blog: http://www.livrosetsurus.blogspot.com/

    O começo é meio fútil, mas depois o livro fica ótimo, e como você disse, a gente se agarra as páginas na esperança de que o final seja diferente!

    E Kent Mcfuller dá um charme todo especial ao livro, me apaixonei por ele.

    Adorei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ty td bem?
    Já ouvi falar desse livro e confesso que o assunto me interessou bastante. O vídeo e ótimo... E com certeza a história nos faz refletir... Vou procurar por ele...
    Bela resenha!
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  5. Oi Tyele! :D
    Ahh, desde do lançamento estou super afim de ler esse livro!*-*
    A estória parece ser ótima, e parece também o tipo de estória que nos faz refletir sobre várias coisas.
    Espero poder lê-lo em breve! ^^

    Bjuu'

    ResponderExcluir
  6. Olá Tyele!
    Já li muitas resenhas desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de compra-lo ):
    É um dos livros que eu quero muito! (:
    Beijos

    ResponderExcluir