quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Última Música - Nicholas Sparks

Nicholas Sparks é o autor dessa magnifica obra literária, mas também escreveu Querido John, outra super obra que me emocionou muito e com certeza à todos que o leram. A oportunidade de conhecer as obras de Sparks me foi dada pela Editora Novo Conceito, que é responsável pelas obras do autor (pelo menos até agora, e eu realmente espero que continue sendo pois eles estão fazendo um ótimo trabalho). Recebi um kit do livro e confesso que estou usando a correntinha todos os dias... se tornou um símbolo de minhas leituras hihi mas, vamos à história do livro e minha critíca sobre o mesmo.

"Mas quando o Espírito Santo controla nossa vida, produzirá os seguintes frutos em nós: amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, delicadeza e autocontrole."
                                                                             Gálatas, 5:22
Página 342

O livro narra a trajetória de Verônica Miller, mais conhecida como Ronnie, num verão em que ela passa com seu pai na Carolina do Norte. Um verão que mudaria sua vida completamente. Ronnie é obrigada pela mãe a passar um tempo com seu pai, Steve, com quem ela não tem contato à três anos. Não que ele não tentasse conversar com sua filha, é que ela estava muito magoada (zangada) com ele pelo divórcio que ocorreu entre seus pais, ela o culpava por isso e o evitava.

No início do verão Ronnie se mostra muito rebelde e mesquinha. Não passando tempo algum em casa e nem dando explicações sobre onde estava e com quem estava. Para Jonah, seu irmão mais novo, isso já era rotina pois em Nova York (onde ela mora com a mãe) ela sempre sumia também. É num desses dias fora de casa que ela conhece Blaze e as duas se identificam um pouco, tendo início uma amizade mas também conhece Marcus (ficante de Blaze), um cara marrento e irresponsável que arranja muita confusão no decorrer do livro.

Num passeio com Blaze ela se depara com Will, o início de um romance memorável que só mesmo Sparks consegue narrar. Mas não se enganem, não é nenhum conto de fadas o modo como os dois se aproximam... na verdade é muito engraçado. Mas é muito inevitável para os dois ignorar uma paixão tão forte e os dois se aproximam e começam a vivenciar um grande amor...

Tudo está indo nos conformes para Ronnie, tirando alguns obstáculos e injustiças que são normais na vida de qualquer um, até que uma terrivel tragédia paira sobre a família e ela é obrigada a amadurecer e ser forte por seu irmão mais novo. 

O livro narra também (em menor intensidade) a rotina de Jonah e Steve, que se aproximam muito e estão absortos na construção de um vitral para a igreja do Pastor Harris, um velho amigo de Steve considerado até como um segundo pai. (Esse vitral tem um significado tão lindo, que me fez chorar.... ai ai chorando até por causa do vitral vê se pode?!)

É incrível como Sparks tem o dom de transformar os personagens em pessoas reais para os leitores, ainda não acredito que Ronnie, Will, Steve, Jonah, Blaze, pastor Harris e os outros personagens não sejam reais. Sentirei muita falta deles com toda a certeza.

"Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão - o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão - A ÚLTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração."

Esse livro é super indicado à todos, e simplesmente deveria ser lido até mesmo por aqueles que não tem o hábito da leitura. Pois A Última Música não é apenas uma obra literária indispensável, é uma lição de vida indispensável.

Algumas informções sobre o livro:
Titulo original: The Last Song
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 383 páginas
Foram mais de 3,4 milhões de livros vendidos nos EUA em apenas seis meses.
O livro já tem um filme estrelado por Miley Cyrus.

Alguns links do livro:

O livro também está à venda no Submarino e em outras lojas virtuais, indico o submarino porquê eu sempre compro os meus livros por la, e nunca tive problemas.


Comentem sobre o que acharam do livro, quem já leu também pode deixar sua opinião sobre a obra. E não se esqueçam que em breve irei postar a promoção de um Kit A Última Música. Aguardem...

Beijos da Livromaníaca!!

16 comentários:

  1. Oi Ty!
    Acho Sparks tão deprê. kkk
    Mas tenho a impressão que A Última música é menos.
    Vou tentar ler novamente um livro dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ty! É verdade! Nicholas Sparks é um dos poucos que conseguem nos fazer nos identificar tanto com os personagens! Maravilhoso o livro! Eu recomendo!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ty,

    ler Sparks = pedir para chorar...
    já joguei tanto aquela droga do joguinho do piano pra ganhar esse kit e nada... acho que eu nunca vou ganhar...
    Não vou ver o filme enquanto nao ler o livro... acho que os livros sempre serao melhores...

    ResponderExcluir
  4. Ty,
    Estou com Querido Jonh na fila, e quero muito ler este. Acho que vou gostar, pois gostei de sua resenha.
    Mas vou esperar a sua promoção, vai que ganho de presente de anuversário...
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Tô com ele aqui em casa e ainda não li...rsrsrs...
    Mas amei Querido John então provavelmente vá gostar desse tbm!
    Não li , mas assisti Noites de Tormenta e Um Amor pra recordar e estão na lista para próximas leituras!
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do Nicolas. ^^mas esse está me chamando, rsrsrs. Parece ser muito bom essa hsitória, apesar de saber que tem algo triste nele, kk.
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Lii o livro e achei simplesmente perfeito !

    Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito bom mesmo! Eu adorei!

    ResponderExcluir
  9. Ah eu quero, Vai Ty, essa promoção eu vou ganhar!

    ResponderExcluir
  10. Desejando esse livro ha muito tempo...
    A história parece ser mesmo muito linda!!!
    ADorei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser maravilhoso! Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Quero muito leeer :)
    Já estou participando de umas 6 promoções para conseguir lê-lo. ^^

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro do Nicolas, falam muito bem dele, minha melhor amiga é apaixonada por ele, e até agora eu não li, mas depois de ler as resenhas que eu tenho lido, se eu nao ganhar ele em alguma promocao, comcerteza eu compro

    ResponderExcluir
  14. Eu li e não pude conter o choro no final , eu me identifiquei muito em vários aspectos com essa história, foi algo que pôde me tocar no profundo do coração, quando terminei o livro meus olhos estavam todos vermelhos de tantas lágrimas que derramei, e achava que chorar lendo um livro não era possível, mas foi comprovado que é possível sim .

    ResponderExcluir