Recebi o livro por parceria com a Intrínseca. Quando vi que eles iriam publicá-lo eu pesquisei sobre a história e percebi que era um livro bem polêmico. O que me instigou a lê-lo e tirar minhas próprias conclusões. O livro contém 208 páginas e foi escrito pela autora Helene Hegemann.
Axolotle Atropelado é um livro muito intenso e os temas narrados nele são bem polêmicos: sexo, homossexualidade, drogas e outros que são debatidos de forma informal entre os personagens. Como todos os personagens têm um ponto de vista sobre esses assuntos, algumas idéias podem chocar o leitor. E por isso o livro é de uma leitura difícil.
A personagem principal é Mifti, uma adolescente que mora em Berlim, Alemanha. Sua vida é totalmente independente de regras e por isso, é uma total bagunça. Ela não frequenta a escola, vive drogada e/ou bêbada e mora com seus irmãos mais velhos, que assim como ela, não têm juízo algum.
É através dos olhos dela que acompanhamos o desenrolar da história, mas mesmo assim não consegui sentir nada por ela. Não sentia pena, nem me sentia "próxima" dela. Pelo contrário, durante a leitura eu estava apenas querendo ver logo o que iria acontecer para que toda aquela loucura acabasse.
Por ter perdido a mãe e por seu pai ter praticamente os abandonado, Mifti e seus irmãos não tem ninguém com quem se apoiar e tentar seguir uma vida mais saudável e correta. E quando aparece alguém com essa intenção eles vão logo descartando-o:
"Quero empregados que não falem alemão e que não me façam lembrar, com aquele olhar de peixe morto na minha direção, de como tudo é horrível..."
A leitura me lembrou muito Lolita Pille (autora de Bubble Gum, Hell Paris, Cidade da Penumbra) e como não gostei do estilo de escrita dela não me surpreende que não tenha gostado desse. Livro indicado para aqueles que já leram e gostaram dos livros da Pille ou que tenham ficado interessados na sinopse. Mas se você, assim como eu, não gosta desse tipo de leitura, passe longe.
O que é um Axolotle?
No livro, Mifti adota uma animalzinho chamado Axolotle que nada mais é que uma salamandra mexicana, que curiosamente não se desenvolve e permanece na sua forma larval. São muito usados em laboratório por sua capacidade de regeneração. (fonte)
Adicione o livro no Skoob
Pesquise o preço: Buscapé
Beijos
Aí que lindo esse Axolotle :)
ResponderExcluirSabe que eu não gostei nem um pouco do livro da Lolita - Hell, já esse eu gostei ... pela estranheza e falta de identificação mesmo. Adorei a sua resenha Ty - bem clara e com bons argumentos.
Bjus
Eu não gostei de Lolita, ja não tinha me interessado pelo tema,
ResponderExcluirbeijos.
Olá Tyele.
ResponderExcluirEsse parece ser um livro interessante, confesso que nunca ouvi falar da autora. Agora, que criaturinha estranha essa salamandra - não evolui por completo, tadinha dela.
Nossa, bem complexo o tema do livro o_o mas exatamente por ser diferente, pode ser legal..
ResponderExcluirxx carol
Achei interessante o livro, temáticas difíceis de desenvolver, vou procurar saber mais :D
ResponderExcluirmt interessante sua resenha eu adorei... viu,.,. está de parabéns eu adorei o livro pelo que vc me contou adoro coisa polemica .,.. e isso me instiga a ler.. e li varias criticas dele na veja na epoca e desejei ele no skoob até q consegui a troca mt ansioso pra começar a ler... ainda bem q vc nao gostou. ufa;;;; heheh=)
ResponderExcluirbjs
Leituras Vivas - @rafa__rafa