terça-feira, 8 de março de 2011

Resenha: Louco aos Poucos - Libba Bray

"Siga o meu conselho e viva muitos anos,
porque a maior loucura que pode fazer
um homem é se deixar morrer.
Cervantes, Don Quixote

Esperança é essa coisa com penas.
Emily Dickinson

É um mundo pequenino no fim das contas.
Walt Disney"



Você percebe que o livro irá ser super engraçado, quando abre o livro e na primeira página encontra a bunda de uma vaca...


São com essas citações que o livro se inicia... depois dos agradecimentos mais loucos que eu já vi. Louco aos Poucos é o mais novo lançamento da Editora iD. Contém quase 600 páginas (sim o livro é gigante!) e foi escrito por Libba Bray, que é a mesma autora da trilogia Gemma Doyle que eu resenhei o primeiro volume. (Leia a resenha de Belezas Perigosas)

Primeiramente, devo dizer que quando descobri que a autora desse livro era a mesma de Belezas Perigosas, criei expectativas quanto ao livro. Por já conhecer o estilo narrativo da autora, na minha cabeça, Louco aos Poucos seria no mesmo ritmo que o outro livro, mas acabei "caindo do cavalo" (ignorem minhas gírias de sitio) quanto à esse aspecto, pois Louco aos Poucos é totalmente diferente do estilo de Belezas Perigosas. Havia momentos que eu parava a leitura e conferia se a autora era mesmo a Libba Bray... Conclusão: Me tornei uma super fã dela!

Louco aos Poucos narra a história de Cameron, um garoto de 16 anos que não tem vida social e não se da bem com sua família, pois seu pai só pensa em trabalho e em sua assistente, sua mãe vive em outro mundo e sua irmã gêmea o ignora completamente. Na escola ele é muito bem aceito no banheiro dos maconheiros, onde só tem gente louca, isso deve ser um indicio do seu futuro...

Tudo piora quando ele descobre que tem uma rara doença. A doença da Vaca Louca, que deveria atingir apenas seres bovinos e por isso a medicina não tem nenhuma cura. Em sua cama no hospital, Cameron vê seu mundo virar de ponta cabeça. A escola que sempre o rejeitou estava focada em sua doença e estavam programando várias homenagens, sua familia estava sempre ao seu lado, no hospital.

Mas a esperança vêm em forma de uma anja punk com asas rosas. Dulcie é uma anja mensageira e sua missão é instruir Cameron em uma missão que não só vai salvar a sua vida, mas também o mundo inteiro. E nessa missão ele deve levar consigo Gonzo, um anão mexicano que é muito neurótico e que tem sua vida destinada a viver essa aventura.

Outro personagem do livro é Balder, um gnomo de jardim que na verdade é um deus viking. Na verdade Balder só aparece na história muito depois da aventura se inciar com Gonzo... mas é um personagem interessante também.

Como o titulo sugere, o livro é totalmente hilário. Todas as cenas são loucas e irônicas, Libba conseguiu criar uma história original e engraçada, onde há mensagens para o leitor sem que esta seja explicíta.

Um lado super positivo da edição é a tradução, pois a autora (e eu penso que muitos autores façam isso) usa vários trocadilhos com as palavras e geralmente as traduções não explicam isso. Ponto para a edição.

Abaixo os links de sempre:

Editora iD
Skoob
Compre: Submarino / Buscapé / Livraria Cultura

A editora iD disponibilizou o primeiro capitulo do livro aqui.

Ps: Esqueci de dizer que ri muito das citações do Coiote e do Papa Léguas...hahaha

Beijos

11 comentários:

  1. Estava super anciosa para ler alguma coisa sobre esse livro e pelo jeito a leitura realmente vale a pena.
    Divertido demais...
    Espero anciosa pela leitura.
    P.s.: adorei a quantidade de páginas.

    ResponderExcluir
  2. Ah, parece bem divertido! Estou louca pra ler! Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser mt legal e mt divertido *-* A capa é mt lindinha e eu estou louca pra ler!

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ler esse livro, aqui nos EUA ele chama: Going Bovine. Eu li os 2 primeiros capitulos e me matei de rir, decidi que eu tinha que ler! To vendo pela sua critica que o livro todo eh engracado, entao continuo querendo! hehehe
    A capa dele eh estranhissima aqui nos EUA, by the way...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha =) Eu estou mesmo querendo um livro hilário assim >.< E ter notas explicando trocadilhos é muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu deeeus, se eu já ri com a resenha, imagino com o livro! quase 600 páginas de pura alegria né xP
    já marquei como vou ler, quero MUITO! *-*

    xx

    ResponderExcluir
  7. Muito 10 sua resenha Ty. Fiquei interessada. Mais um pra listinha enooooorme do skoob.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha! Eu comecei o livro mas não estou gostando muito, mas como ainda não cheguei na parte da viagem - acho que o livro melhora depois que a aventura começa :D

    Beijos
    Carol - Open Page

    ResponderExcluir
  9. Realmente bem diferente de Belezas perigozas, eu to louca pra ler, parece ser tão bom..alguem quer me da??
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Parece maravilhoso,estou morrendo de vontade de ler!

    ResponderExcluir
  11. Ja li este livro. Sinceramente e uma leitura ótima! os trocadilhos que a autora usa.. enfim quem leu ou vai ler no final ñ se arrepende...

    ResponderExcluir