terça-feira, 1 de maio de 2012

Estilhaça-me por Tahereh Mafi

"Lembro-me de ter dez anos de idade quando não podíamos mais ignorar a carência de alimentos e as coisas ficaram tão caras que ninguém mais tinha recursos para viver." Cap. 7 pág. 41

Autora: Tahereh Mafi
Título original: Shatter me 
Número de Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Esse é o primeiro livro da trilogia escrita por Tahereh Mafi e recebeu muitos elogios de autores conhecidos, por isso o lançamento dele no Brasil já era bem esperado por mim. E finalmente consegui lê-lo, mesmo levando em conta minha terrível ressaca literária.. mas bem.

Juliette é uma jovem de 17 anos que está presa em um hospital psiquiátrico por ter um dom bem perigoso para o resto da população. Ela pode causar dor e até matar só de ter contato físico com outra pessoa. Por causa disso ela se considera um monstro e não reclama por estar presa. 

Seus momentos de solidão acabam quando ela ganha um colega de cela, Adam é bonito e não parece estar muito a par do que está acontecendo ao seu redor. Logo ela começa a protegê-lo, não por ter ido com a cara dele, mas por já conhecê-lo de sua infância. Mas ele não parece se lembrar dela.

Logo ela percebe que na verdade nada acontece por acaso e se vê envolta de situações onde cada escolha têm consequências tão imprevisíveis quanto surpreendentes. Todos a querem como aliada (arma) e cabe a ela conseguir fugir de tudo para viver sua paixão em paz e transformar suas habilidades de Maldição para Dons.

"Meu rosto está em suas mãos e meus lábios estão em seus lábios e ele está me beijando e eu sou oxigênio e ele está morrendo para respirar." Pág. 199

Vamos falar dos personagens, Juliette é o tipo de protagonista que encanta, não só por ela não aceitar tudo o que lhe é imposto mas por ser determinada em conseguir alcançar aquilo que acredita ser o melhor para ela mesma.

Adam (o mocinho) demonstra preocupação e quer protegê-la a todo custo, mas não a subestima e sabe de suas habilidades e competência, o que torna o relacionamento bem mais light e nada de "eu vou protegê-la não importa o que aconteça, mesmo que eu tenha que mentir para isso" soou familiar para alguém?

E Warner, o grande vilão da história, consegue ser psicopata e ao mesmo tempo apaixonante (quem não gosta dos vilões?) do mesmo modo que tortura pensa que isso é apenas um meio de provar o seu amor. Incrível como a autora conseguiu passar toda a loucura do personagem e sua carência de aprovação e sentimentos também.

O final foi o que me surpreendeu, mesmo que no início do livro eu tenha chegado a pensar que a história poderia seguir por esse rumo, quando realmente me deparei com ele eu não acreditei. Alguns podem achar clichê ou então pensar "eu sei da onde ela tirou isso", mas mesmo assim eu achei bem original a forma como ela colocou a situação. Ficou curioso né?! 

Livro super indicado!

Sobre a autora: Tahereh Mafi
Ela tem 24 anos e nasceu em uma pequena cidade em algum lugar em Connecticut e reside  atualmente em Orange County, Califórnia, onde ela bebe muita cafeína e encontra  tempo de ser apenas um pouco perfeita para o seu gosto. Quando não é possível encontrar um livro, ela pode ser encontrada lendo embalagens de doces, cupons e recibos antigos. Estilhaça-me é seu primeiro romance. 


Site Oficial: http://www.taherehmafi.com/

13 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro.
    Parece muito bom.

    Adorei a resenha.

    Beijos.

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carissa!
      Eu adorei esse livro e super indico! Fique ligada pois logo logo vamos ter promoção do kit.

      Beijinhos

      Excluir
  2. O Warner realmente consegue ser apaixonante. Apesar de torcer o tempo todo por Juliette e Adam, eu gostei bastante das cenas com o Warner e me empolguei com o triângulo amoroso bizarro rsrs

    Quero logo a continuação!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, eu também adorei esse triangulo, mas fiquei torcendo pelo Adam kkkkkkk

      Também quero a continuação logo.
      Beijos

      Excluir
  3. Ah, infelizmente eu não curti muito esse livro. :( O final foi bem frustrante pra mim. Muita cópia de x-men, rs.

    Beijos,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  4. Euu AMEEEEII esse livro!! Um dos melhores de 2012 até agora! *-*
    Não gostei muito do Adam, porque sinto um triângulo amoroso e já sou team Adam aconteça o que acontecer! xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tyele, eu sou tradutor e o próximo livro que vou traduzir é "A Beautiful Dark", de Jocelyn Davies. Ainda não comecei a lê-lo, mas ele parece bem no estilo dos livros que você gosta. Se você quiser conversar a respeito, entre em contato. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Eu tou loucaaaaaa pra ler esse livro! Louquinha mesmo!
    Mais uma resenha me deixando mais louca ainda! hsuahsuahsuahusah!!

    adorei o blog, tou seguindo! Beijinhos
    Lovely Read

    ResponderExcluir
  7. Giu>
    Eu também gostei bastante! ^^ eu ainda estou em dúvidas de para quem torcer..kkkk beijinhos

    Moussenoventilador>
    Obrigada pela dica... bjos

    Anne Mesquita>
    Vale muito a pena viu flor, participe da próxima promoção do blog então!! \o/ Obrigada
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Sim, eu fiquei bastante curiosa, e não só para saber o final, mais para conhecer a história inteira.Este livro já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  9. A resenha ficou ótima, acho que esclarece boa parte do livro, gostei muito da escrita de Mafi '-'
    mal vejo a hora do segundo livro o~/
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  10. Virginiadeob>
    A história vale muito a pena sim! Depois que ler me conta o que achou!!
    Beijinhos

    Aymée>
    Eu também gostei da escrita dela e isso ajudou muito no momento de ressaca literária que eu estava. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Tô muito ansiosa para ler o livro e constatar se todo mundo falou sério quando disse que era o máximo!
    Resenha muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir