quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Resenha: O Xamado - Laura Bergallo

O livro O Xamado da autora Laura Bergallo foi publicado pela editora Vida & Consciência, parceira do blog. E só pela capa já da para ver que é um livro mais infantil. A autora ganhou o Prêmio Jabuti com sua obra.

Vamos para a história, o personagem principal - e também o narrador - é Leonardo, mais conhecido como Léo, e ele conta a incrível aventura que viveu com seus amigos. Mas antes de contar sobre do que se trata essa aventura, Léo deixa bem claro que não é daquelas pessoas que acreditam em qualquer coisa. Na verdade ele é bem descrente do sobrenatural.

"...E acho que é por causa dessa fama de incrédulo que eu resolvi contar a minha história para você."

Léo e seus amigos estavam conversando pelo Messenger - mais conhecido como MSN - quando uma pessoa que não havia sido convidado para a conversa começa a teclar com eles, pedindo ajuda e dizendo que ele era um fantasma que necessitava provar que sua morte não havia sido suicídio, como todos haviam concluído, que na verdade ele havia sido assassinado.

Pistas foram deixadas pelo tal fantasma e alguns suspeitos indicados, mas o difícil mesmo foi convencer Léo de que ele não era um hacker brincando com eles e sim, uma alma que precisava da verdade para se libertar.

"- Fica esperto, 'broder' - eu estava irritado com tanta ignorância. - Preste atenção: não tem fantasma nenhum teclando com a gente no MSN. É só um hacker, um hacker sem-vergonha, que resolveu pegar no meu pé. Só isso, entendeu?"

A narrativa é bem simples, de fácil entendimento e o enredo não é muito complexo - o esperado de um livro infantil. Só o que me incomodou bastante foi o uso exagerado de gírias na narrativa. Isso deixou a leitura cansativa para mim, mas este detalhe não incomoda muitas pessoas, então o livro é indicado pela história e pelo trabalho feito pela editora e pela própria autora, o livro está lindo!!


Curiosidade: A Laura Bergallo é a mesma autora do livro Jogo da Memória, publicado pela editora Escrita Fina. Esse livro também tem resenha no blog, confiram aqui.

Beijos e Comentem!! Vai ter promoção do livro em breve!! 

2 comentários:

  1. Uma gíria ali outra aqui, tudo bem, mas gírias de mais, deixa o texto meio forçado né... A capa me lembrou bastante as capas dos livros do Marcos Ray!

    Bjus Ty

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que delícia! O livro parece ser muito bom =D Eu não ligo muito para gírias em excesso, desde que sejam bem aplicadas.
    Adoro livros infantis - eles são sempre tão leves e gostosos =D Esse parece ser muito bom!

    PS: Confesso que o livro me chama atenção, mas eu não gostei nem um pouco dessa capa ><

    ResponderExcluir