domingo, 16 de outubro de 2011

Resenha: Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais - Cressida Cowell

" Vai prender até os mais resistentes à leitura - e, enquanto isso, provocar gargalhadas." - Publishers Weekly

No sexto livro da série de aventuras vividas por Soluço Spantosicus Strondus III e seu dragão Banguela, Soluço está completando 12 anos e quando acorda no dia de seu aniversário - que por incrível que possa parecer ele nasceu no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto - o primeiro pensamento é um pedido à Thor para que possa curtir tranquilo seu dia. Nada de aventuras.

Mas como percebemos no primeiro capítulo do livro, seu pedido não foi atendido. Circunstâncias o levaram à missão de roubar um livro na Biblioteca Pública dos Cabeças-ocas. Só que roubar um livro de lá é algo que somente os vikings mais astutos conseguiram, pois a Biblioteca é proibida à todos eles.

"Os livros eram desprezados pelas Tribos Vikings, pois eram vistos como uma péssima influência civilizadora e uma ameaça à cultura bárbara. Como eram proibidos, foram trancados na grande e sombria Biblioteca Pública dos Cabeças-ocas, guardada pelo horripilante Bibliotecário Cabelo Assustado e seu temível exército de Guerreiros Cabeças-ocas e Dragões-brocas." - pág. 58


E então Soluço invade a Biblioteca em busca do livro que necessita para orgulhar seu pai, chefe da Tribo Viking, Stoico e também de salvar Banguela do exílio. Pois o dragãozinho aprontou novamente, mas dessa vez ele passou de todos os limites e corre o risco de pagar por seus atos de forma muito cruel e solitária.

Como sempre, Soluço me impressiona e dou várias risadas com ele e seus amigos, Camicazi,  Perna-de-Peixe e seus respectivos dragões. Gostei particularmente da Camicazi nesse livro, pois ela está mais astuta e corajosa que nunca!

"- Muito bem - cantarolou Camicazi, desafiadora, o brilho da batalha em seus olhos azuis cintilantes -, então vamos MORRER como Heróis, LUTANDO ATÉ O FIM!" - pág 130

E fora que pela história se passar em uma Biblioteca - para mim pelo menos - tornou as coisas muito mais interessantes e marquei várias partes do livro como favoritas. E o livro ainda nos ensina que é através da leitura que as pessoas conseguem crescer seu interior e aprender coisas que caso contrário, poderá ser mortal. Como por exemplo ler O Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais, que pode salvá-lo caso encontre com um Vermipífio Venenoso.


"Abrir cada livro é como abrir uma porta para outras épocas, outros mundos." - pág 199

Série super recomendada à todo tipo de leitor.

Skoob / Intrínseca / Buscapé



Editado

A Intrínseca revelou capa e data do próximo livro da série, com nome de Como Navegar em uma Tempestade de Dragão. Confiram a capa:


4 comentários:

  1. Eu ainda não li nenhum livro dessa série... mas ela parece ser tão divertida *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem com você?
    Amei a resenha, tenho muita vontade de ler essa série, mas só vou começar quando eu comprar todos de uma vez, pois sempre quero ler um seguido do outro, hehehe.

    Dá uma passadinha lá no blog, muitas novidades, bjos!

    ResponderExcluir
  3. Puxa Ty eu não tinha ideia de que o filme era baseado num livro! Eu amei o filme... DEMAIS! Agora vou querer ler o livro poxa! *_*
    O Soluço é um fofo. Adorei a resenha!
    Bjos e té mais.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  4. Oi Ty... Estou louca para ler a série toda. Ja li o primeiro e o segundo volume, mas ainda nao comprei os outros. Adorei as capas de todos os livros, mas esse novo nao me chamou a atenção.
    Eu gostei mais do filme que do livro, achei q a historia do filme foi mais interessante!

    Beijos
    @carolzinhavga
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir